Você está aqui
Home > Entretenimento > Inove na decoração da sua Festa Junina

Inove na decoração da sua Festa Junina

Fallback Image

As comemorações de São João chegaram e com elas muita festa e diversão

As festas juninas são tradicionalmente comemoradas no mês de junho em todo o país. Uma herança da colonização portuguesa que caiu no gosto popular brasileiro e dura até hoje. As festas tiveram origem nos países católicos da Europa por celebrarem o dia de Santo Antônio(13), São João(24) e São Pedro(29), daí sua primeira denominação ‘Festa Joanina’.

As festas trazem influências culturais dos franceses, chineses, espanhóis e portugueses. Da França veio a dança marcada que influenciou a tradicional quadrilha junina, da China os fogos de artifício e da Espanha e Portugal a dança com fitas. Tradições que foram mescladas com os hábitos culturais de cada região do país.

Na região Sudeste a realização das quermesses é comum em igrejas, colégios e empresas. São festas populares repletas de comidas típicas, barraquinhas com diversos jogos e a quadrilha. Já no Nordeste, onde as comemorações se intensificam , são formados grupos festeiros que cantam e dançam pelas ruas da cidade, passando pelas casas, onde moradores deixam às portas e janelas comidas e bebidas para serem degustados pelos festeiros.

Independente de onde é a comemoração, as festas juninas são marcadas por sua decoração mais rústica, que remetem a roça, com o uso de muita palha e enfeites de madeira. “A decoração do arraial deve ser muito colorida, cheia de bandeirinhas lisas e estampadas por todo o espaço. Os balões e lampeões também não podem faltar. Em festas populares é a hora ideal para deixarmos a criatividade fluir”, afirma a assessora de eventos Daniela Rodrigues, de Dani & Cris Ideias e Eventos.

No momento de decorar a mesa dos quitutes abuse do xadrez e dos tecidos de chita, ráfia e juta, que darão o ar caipira que não pode faltar à ocasião. “Cestas de vime e gamelas, tigelas feitas de madeira, e chapéus de palha podem ser usados para separar os quitutes. Abóboras cavadas podem virar vasos. Além disso, use pregadores de roupa de madeira para criar plaquinhas indicando as guloseimas típicas. Para dar um charme à decoração da mesa use uma esteira de praia como toalha, abuse de flores, folhagens naturais e fitas de enfeite. Para inovar preencha as gamelas com espigas de milho e descasque a ponta de algumas”, completa Daniela.

Só falta distribuir os doces típicos pela mesa e se esbaldar de paçoca, pipoca, cural, arroz-doce, pinhão, bolo de milho, pé de moleque e sem se esquecer do quentão e do vinho quente, que além de bebidas típicas das festas juninas ajudam a esquentar neste friozinho. E não deixem de fora uma boa música caipira.

Agora é só organizar a quadrilha, acender a fogueira e aproveitar!

Similar Articles

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Acima