Você está aqui
Home > Casa > Jardim em casa aumenta a qualidade de vida

Jardim em casa aumenta a qualidade de vida

Fallback Image

Aumente a qualidade de vida e o bem-estar em pequenos ambientes dentro de casa ou apartamento.

Para quem tem pouco espaço e sonha com um belo jardim dentro de casa, trago boa notícia: é possível sim trazer o verde para perto. Além de deixar o ambiente mais bonito, os projetos paisagísticos em espaços pequenos podem ser utilizados para aumentar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, pois diminuem o estresse. O trabalho manual de plantar, cuidar ou regar das plantas também auxilia na concentração. “Em espaços pequenos devemos aproveitar a utilização de vasos de tamanhos diferentes e espécies de sombra ou de sol de acordo com a incidência do local, podendo criar uma cerca viva ou um painel vertical.”, destaca a arquiteta e paisagista Daniela Sedo.

Na varanda é provável criar, por exemplo, um deck quadradinho com vasinhos em volta, fazer faixas com pedras maiores ou pequenas, redondinhas, e colocar uma decoração com banquinhos ou objetos graciosos. “Hoje em dia, há decks de cerâmica ou placas de concreto, que imitam a madeira. Esses materiais não requerem manutenção, são práticos, bonitos, não desgastam com o tempo, e são produtos ecologicamente corretos e impermeáveis.”, aconselha a paisagista.

Dependendo do espaço onde será feito o paisagismo, é possível ter Trepadeiras, que florescem e são bonitas; Lavanda, que é aquela plantinha com florzinhas roxas, com cheiro agradável; e há também o Alecrim, uma planta bela e super fácil de cuidar. “O ideal é montar um jardinzinho com plantas fáceis de mexer e cuidar. Vale a pena colocar espécies perenes, que vão ficar lindas o tempo todo e não darão o trabalho de ter de varrer o chão a toda hora para tirar folhinhas. A manutenção é igual a de jardins externos e internos.”, conta Daniela.

Em ambientes pequenos e internos a pessoa pode colocar Palmeirinhas de sombra como a Chamaedoreas ou Evônimos com até 40 cm de altura. “A boca do vaso no caso da plantação de evônimos deve ser de 50 cm, pois a pessoa pode colocar várias mudas e quando ela crescer ficará parecida com um Buchinho, e a pessoa pode escolher entre suas duas formas, Ogame verde e Variedata.”, explica a paisagista.

Outra opção bacana para espaços menores são os painéis verticais com Samambaias, Orquídeas (meia sombra), Chifres-de-veado (sombra), Brinco de Princesa e bromélias (sol). “O jardim vertical ou painel vertical é uma peça única, com uma singular estrutura, onde pode ter alguns vasinhos fixados. Para montá-lo é necessário o cuidado para adquirir uma uniformidade vegetal em que o principal seja a vegetação, que pode ser uma mescla de espécies.”, detalha Daniela.

Use a criatividade e mãos à obra, qualquer pequeno ambiente pode ser abrilhantado com um pequeno e valioso jardim, afinal o verde sempre quebra aquele ‘gelo’ das ilhas de cimento onde vivemos e ainda alivia o microclima local, aperfeiçoando a qualidade de vida e do ar que respiramos.

Daniela Sedo Arquiteta e Paisagista

Similar Articles

Acima