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Malhar no inverno favorece maior queima calórica

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No entanto, risco de lesões e infarto são maiores

Praticar um exercício físico é fundamental para manter uma boa saúde e eliminar de vez o sedentarismo, mas é inegável que os dias mais frios desestimulam muitas pessoas a manter a forma física. Contudo, os ânimos podem ser estimulados mediante o fato de que malhar no inverno, além de ajudar a desenvolver um corpo bonito e saudável, reduz os riscos de desenvolver uma hipotensão e desidratação, por exemplo.

Independente de uma corrida na esteira da academia ou ao ar livre, o resultado normalmente costuma ser o mesmo. Entretanto, a fim de melhorar ainda mais o desempenho físico nestas atividades, o aquecimento antes do treino é fundamental, visto que no inverno os músculos estão mais rígidos e contraídos, segundo a cardiologista e membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Dra. Isa Bragança. “É essencial manter o corpo se exercitando também no inverno, para que não aconteça a perda de massa muscular e do condicionamento cardiorrespiratório. Além disso, no inverno o organismo queima mais calorias, aumentando o gasto metabólico e conservando o corpo aquecido”, recomenda a especialista.

Ainda que seja adequado malhar no inverno, alguns cuidados especiais devem ser levados em conta para não prejudicar a saúde. A cardiologista pontua alguns fatores precursores do problema como a maior inatividade física nesta época, a ingestão excessiva de alimentos gordurosos, o grande risco de infecções pulmonares e a queda da imunidade que pode levar ao surgimento de doenças cardiológicas. O aumento de casos de infarto, por exemplo, é observado neste período do ano.

Outro fator que merece atenção é a incidência de lesões musculares. O frio favorece a rigidez dos músculos que, contraídos, demoram mais tempo do que o habitual para se aquecerem. Portanto, o alongamento e um treinador especializado são requisitos básicos para prevenir machucados.

Força de vontade

O sucesso de uma rotina física depende, além dos exercícios, de disciplina e foco. O primeiro passo é escolher o tipo de prática esportiva que mais se adéqua ao bolso e gosto. Depois, recomenda-se criar algumas táticas como incentivo. “Vale colocar na geladeira uma foto de uma pessoa que o praticante admire e outra de uma pessoa obesa”, indica a especialista.

Entretanto, manter a forma física não depende apenas dos exercícios. Uma alimentação balanceada de três em três horas, beber bastante água e tomar cuidado com as temperaturas muito baixas, pois podem causar hipotermia, são estratégias fundamentais para entrar em forma com saúde e segurança. Outro importante alerta é relacionado à baixa da temperatura corporal, que pode levar a perda da consciência e episódios de síncope.

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