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Sedentarismo infantil X Atividade física

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Estimular a atividade física desde cedo é essencial para que a criança não se torne sedentária

Computadores, celulares, tablets, videogames… Hoje em dia são vários os recursos tecnológicos que contribuem para que a criançada passe horas na frente de telinhas e telões mandando mensagens, assistindo filmes e se comunicando com os amigos. Seguindo uma tendência de formar pessoas cada vez mais sedentárias, a geração de hoje preocupa pais e educadores no sentido de incentivarem a garotada a se movimentar mais, praticando atividades físicas, por exemplo.

No Colégio Itatiaia o sedentarismo infantil passa longe. Segundo a Coordenadora Pedagógica do instituto, Priscila Gambale Manetta, além das aulas de Educação Física, o colégio proporciona aos alunos atividades de Ballet, Judô e possui convênios para oferecer aulas de Tênis e Natação. “Também temos exercícios de recreação que fazem parte do currículo escolar”, diz a Coordenadora.

Priscila enxerga a televisão como uma grande contribuidora para o aumento da obesidade e do sedentarismo infantil, principalmente para as crianças, cujos pais também são sedentários. “Na infância, elas dependem dos adultos para lhes proporcionarem atividade física”, conclui.

Se depender de adultos como a professora de Educação Física Valeska Apinis, do Colégio Itatiaia, não faltará estímulos para as crianças se exercitarem. Além de dar as aulas ela também mostra aos seus alunos a finalidade de cada movimento físico. “Procuro explicar que o exercício irá fortalecer as partes do corpo e, assim, teremos energia para brincar por mais tempo”, diz Valeska.

Para a professora é extremamente importante que a prática de atividades físicas seja incentivada desde a cedo, a fim de auxiliar no desenvolvimento geral do ser humano e na percepção do corpo e dos movimentos que ele é capaz de realizar. Também é essencial que as crianças aprendam a criar o hábito de se exercitar, o qual, para Valeska, ocorre quando elas não se movimentam apenas dentro da escola, mas também com a família através de caminhadas, corridas de bicicleta etc.

Portanto, a criança que se movimenta só tem a ganhar ao adquirir uma vida mais saudável e dotada de ótimo desempenho de formação. Mas os benefícios não param por ai, Valeska afirma que exercícios físicos na infância contribuem para melhorar percepção corporal (incluindo auditiva, tátil e visual), percepção de espaço, equilíbrio, agilidade, atenção, socialização, coordenação de movimentos musculares, aceitação das regras, entre outros…

Entretanto é imprescindível que tanto os educadores quanto os pais estejam atentos a alguns fatores na hora de trabalhar exercícios físicos com as crianças, que incluem diferença de idade e atividade em excesso.

“Ao aplicar exercícios para diferentes idades precisamos levar em conta a capacidade de concentração e socialização de cada faixa etária, sendo assim, o tempo das atividades com os pequenos precisa ser menor, conter partes lúdicas e brincadeiras livres com os materiais utilizados” diz Valeska. Já com as crianças maiores, ela afirma que os adultos podem utilizar brincadeiras em grupo, exercícios em duplas e até desenvolver habilidades para possíveis práticas esportivas.

Mas é preciso ficar alerta, pois exercício físico é excelente, porém praticado em excesso também pode prejudicar a criançada. “O exagero nas atividades pode causar pequenas lesões musculares, o que traria dor e, como consequência, a recusa de novas práticas físicas”, relata Valeska.

Fazer com que a garotada de hoje troque o conforto de suas poltronas para se exercitar é possível sim, principalmente quando a lição é ensinada desde cedo. “Aqui no Colégio Itatiaia, mesmo com o avanço das tecnologias, que contribuem para o sedentarismo infantil, nós conseguimos conquistar os interesses dos alunos para as aulas de Educação Física com materiais simples como cordas, bolas e arcos” conclui a professora, quem afirma que seus alunos sentem necessidade de se movimentar, o que é excelente para a formação deles.

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