Você está aqui
Home > Saúde > Cuidados com a saúde no inverno

Cuidados com a saúde no inverno

Fallback Image

Dr. Abrão José Cury Jr, vice-presidente da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, dá dicas de como enfrentar o frio e manter a saúde em dia.

A tendência, nos dias frios, é ficar em locais com pouca ventilação e com muitas pessoas, o que aumenta a concentração de vírus e facilita a transmissão de doenças, especialmente a gripe. Além disso, o ambiente fechado pode piorar os casos de rinite e sinusite. A recomendação é abrir as janelas para arejar o ambiente e, se possível, evitar locais fechados e com aglomeração.

No frio pode ocorrer aumento da poluição do ar e a soma de frio e poluição pode levar a alterações no sistema cardiovascular, incluindo elevação da pressão arterial. Pessoas hipertensas devem periodicamente visitar o médico.

As pessoas também tendem, no frio, a comer mais e beber mais, principalmente bebidas alcoólicas, argumentando inclusive que isso ajuda a ‘esquentar’. O aumento do consumo de álcool pode levar a arritmias e à pressão alta, entre outras coisas. É preciso tomar cuidado e evitar os exageros.

O médico recomenda umidificar o ar, o que pode ser feito com aparelhos apropriados ou simplesmente colocando uma bacia com água no cômodo.

O ar condicionado pode ser um local adequado para a proliferação de ácaros e bactérias, que causam reação alérgica. É importante manter a boa manutenção do aparelho.

Crianças e idosos devem tomar a vacina para a gripe comum porque esta doença pode ter consequências graves para a saúde dessa população.

Muitas pessoas sentem menos sede no frio, mas a hidratação, em qualquer temperatura, é uma importante aliada da boa saúde. “Portanto, mesmo no frio, beba água”, finaliza.

Similar Articles

Leave a Reply

one × 4 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Acima