Você está aqui
Home > Saúde > Tabagismo: doença que tem tratamento

Tabagismo: doença que tem tratamento

Fallback Image

Médico reúne em livro práticas, dicas e referências para auxiliar no tratamento do tabagismo

Só no Brasil, 200 mil mortes anuais são causadas pelo tabagismo. Se contarmos no mundo todo, esse número atinge 4,9 milhões ao ano. Para refletir sobre essa doença que acomete um terço da população mundial adulta, a Artmed Editora acaba de lançar o livro Tabagismo – doença que tem tratamento. Na obra, o médico pneumologista Luiz Carlos Corrêa da Silva reuniu os conhecimentos necessários para quem deseja largar o vício, abordando tanto táticas direcionadas aos fumantes quanto métodos a serem utilizados por médicos que auxiliam pacientes no tratamento.

Por meio de uma linguagem acessível, o Dr. Corrêa da Silva pretende, a partir do livro, disseminar a todos os recursos para que possam se proteger melhor do tabagismo e das suas consequências, assim como contribuir para o controle desse vício no âmbito coletivo. Tabagismo busca atender a três objetivos essenciais: 1 – que todos se protejam do tabagismo passivo; 2 – que os fumantes tratem essa doença; e, principalmente, 3 – que os jovens não se iniciem nesse caminho enganoso que só leva a perdas. “O tabagismo inicia, geralmente, na juventude, por motivos peculiares dessa faixa etária, sendo sua manutenção perpetuada pela dependência química à nicotina e por fatores psicológicos ligados a características e transtornos individuais”, pontua o autor.

Dividida em sete seções, a obra oferece um panorama geral para a compreensão do tabagismo, contemplando temas como: dados epidemiológicos e históricos da doença; a adolescência como período crítico de experimentação; a relação entre o tabagismo, a genética e os fatores que aumentam a vontade de fumar; as ações e os efeitos da nicotina no organismo; as dificuldades mais comuns enfrentadas por quem deseja abandonar o vício; os principais métodos clínicos para o tratamento do tabagismo; e as medidas mais relevantes no controle do fumo.

Ao longo dos capítulos, dúvidas comuns sobre a doença são respondidas de forma clara e objetiva. “Como ajudar familiares a parar de fumar?”; “Como prevenir que meus filhos experimentem o cigarro?”; “O que fazer se já tentei parar de fumar várias vezes e não consegui?” são apenas algumas das questões abordadas em Tabagismo, que conta com a colaboração de 19 especialistas multidisciplinares, entre nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física, professores, jornalistas e administradores. A obra conta ainda com “Guia Prático para Parar de Fumar”, que define uma sequência de passos para auxiliar os fumantes a largarem o vício.

Pela abrangência de tópicos e riqueza de informações, Tabagismo é uma contribuição única para o controle dessa doença que é hoje a principal causa de morte evitável no mundo. Tabagismo – doença que tem tratamento é uma obra da Artmed Editora.

Sobre o livro:
Tabagismo – Doença que tem tratamento (Artmed, 2012)
Autor: Luiz Carlos Corrêa da Silva
Páginas: 312
Preço: R$64,00

Similar Articles

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Acima