As festas de casamento nunca saem de moda. Mas, com o tempo surgem novos serviços para comemorar este momento especial.
A música perfeita, o vestido deslumbrante e a festa impecável, esses detalhes traduzem o sonho de muitos casais e, por isso, o mercado de festas de casamento não para de crescer e lançar novidades.
E não poderia ser diferente, segundo dados da Associação dos Profissionais, Serviços para Casamentos e Eventos Sociais (Abrafesta) neste ano o faturamento estimado é de 14,8 bilhões – crescimento de 16% em relação ao ano passado. Os motivos para a expansão deste mercado é a estabilização da economia, em conseqüência o aumento da renda familiar e o planejamento em longo prazo.
Para Thais Figueiredo, diretora do Guia de Noivos de Santa Bárbara d’Oeste e Americana, não há dúvidas no aumento dos serviços quando a procura é antecipada. “Quando os noivos se organizam com antecedência conseguem visitar vários fornecedores até encontrar aquele que mais se encaixe no seu perfil. Além disso, quando há um planejamento e uma organização, os noivos conseguem economizar mais e com isso contratar mais serviços e mimos para o casamento ficar do jeitinho que eles planejaram”, comenta.
Antes os casais preparavam a cerimônia e a festa com menos investimentos, porém, com uma demanda cada vez maior, esse cenário mudou e, hoje, há diversos detalhes e outros nichos de mercados que também são aquecidos por esse setor. “Os noivos estão cada dia mais exigentes e buscam novidades para que a festa seja original e surpreendente. Serviços inovadores hoje fazem parte da lista de prioridades de todos os noivos”, fala Thais.
Para conciliar os novos serviços à festa sem que essa decisão encareça o orçamento final, Thais deixa a dica: “Para que isso aconteça é necessário pesquisar. Existem inúmeras empresas na área de casamentos. O que os noivos precisam fazer é visitar cada uma, conversar, deixar claro o interesse e tentar negociar. Até porque o dia do casamento tem que ser perfeito para os noivos e isso vale qualquer esforço”, sugere.