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Como se manter jovem e saudável

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Atitudes preventivas favorecem a longevidade.

Com o aumento da perspectiva de vida de homens e mulheres, faz-se necessário o cuidado com a qualidade de vida e bem-estar. Hoje existem diversas opções para uma vida mais saudável e prazerosa, basta força de vontade e disciplina para conseguir bons resultados.

Fatores genéticos podem desencadear determinadas doenças, porém, a prática da atividade física diária associada a uma alimentação equilibrada favorecem a prevenção. A médica cirurgiã Dra. Carla Góes Pérez, autora do livro Beleza Sustentável, oferece uma série de dicas para uma vida saudável. Segundo a especialista, a maioria é simples e requer pouco esforço.

“Exercícios diários como caminhadas, atitude otimista diante da vida, ingestão de alimentos saudáveis e antioxidantes, vida social ativa, proteção solar e ficar longe do fumo e do álcool são ações que beneficiam muito a saúde”, afirma a Dra. Carla Góes Pérez.

Alimentos como cacau, cenoura, chá verde, frutas cítricas, linhaça, óleo de coco e o tomate, são ricos em antioxidantes e vitaminas necessárias para o bom funcionamento do organismo e prevenção de doenças crônicas, como as cardiovasculares e diversos tipos de câncer , além de retardarem o envelhecimento.

“Muitas mudanças físicas que ocorrem com a idade afetam a aparência: ganha-se algum tipo de gordura localizada, perde-se a estatura e a musculatura, aparecem manchas na pele por causa das excessivas exposições ao sol, entre outros sinais. Lembre-se que o estresse também compromete o bem-estar, pode trazer problemas físicos e até mesmo levar a alterações cardíacas. Mas, uma coisa é certa: a idade cronológica pode ser diferente da idade biológica. Só depende de você”, explica a Dra. Carla Góes Pérez.

Outro ponto fundamental para o bem-estar é ter uma boa noite de sono. É durante o sono profundo que o organismo libera doses do hormônio de crescimento, que estimula e repara o tecido muscular. A falta de uma noite bem dormida faz com que não se produzam esses hormônios, causando obesidade, perda de massa muscular e falta de concentração durante o dia.

“Comece cultivando hábitos saudáveis. Procure ser feliz, mantenha a sua essência, tenha uma alimentação equilibrada, faça atividades físicas sempre e tenha uma mente ativa. Sabemos que quem pratica esportes e mantém a mente ativa terá melhor noite de sono, e isso é fundamental para a sua vida e para se manter jovem”, afirma a especialista.

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