Você está aqui
Home > Nutrição > Cogumelos estão se popularizando no prato dos brasileiros

Cogumelos estão se popularizando no prato dos brasileiros

Fallback Image

Shimeji e shiitake estão se popularizando no Brasil e ganhando mais adeptos

Refogado na manteiga, in natura, em saladas, fritos, grelhados, no risoto ou no yakissoba. São inúmeras as opções de preparo do shimeji e do shiitake, cogumelos muito saborosos e que vêm ganhando espaço no paladar do brasileiro.

Ambos contêm ácido fólico, vitamina C e minerais como o fósforo e potássio. Além disso, possuem fibras que ajudam na digestão, reduzem o risco de doenças cancerígenas e ajudam a regular os níveis de colesterol. Por possuírem o ácido fólico, atuam no humor e previnem malformações fetais. “Eles possuem diversos benefícios além de serem muito saborosos. é possível criar as mais diversas receitas, sempre bastante nutrientes.” informa a nutricionista do Oba Hortifruti, Daísa Pinhal.

Além de bastante saborosos, eles possuem poucas calorias. A cada 100g de shiitake, por exemplo, há apenas 55kcal. Já o shimeji possui 4 kcal a cada 70g, excelente para quem está de dieta ou busca uma alimentação saudável.

Originário da Ásia, o Shiitake foi o primeiro cogumelo comestível a ser cultivado no mundo, em toras ou substratos à base de serragem de madeira. Atualmente na China e no Japão, o Shiitake é tão trivial na alimentação como o arroz e o feijão no Brasil. De acordo com produtores do cogumelo, ele ocupa o segundo lugar em consumo no mercado mundial e brasileiro, ficando somente atrás do champignon de Paris.

No Brasil, é muito utilizado na culinária asiática e seu consumo entre os brasileiros vem crescendo.Exótico, é um alimento nutritivo e saudável por se tratar de uma agricultura natural. O cultivo do fungo dispensa o uso de adubos e defensivos agrícolas (agrotóxicos), necessitando apenas de água limpa e madeira. Também não precisa de grandes áreas nem exige instalação sofisticada, o que viabiliza o cultivo.

O Shimeji é uma espécie de fungo comestível. Inicialmente, era cultivado em países orientais e atualmente é conhecido no mundo todo. É cultivado em troncos de árvore ou por meio de substrato, dentro de potes ou sacos plásticos. O Cogumelo in natura é muito mais sadio, pois conserva muito mais o seu sabor original.

Similar Articles

Acima
%d blogueiros gostam disto: