Você está aqui
Home > Beleza > Como impedir a queda dos cabelos

Como impedir a queda dos cabelos

Fallback Image

Você anda estressada? Não se alimenta direito? Recentemente, notou uma perda de fios espalhados na escova de cabelo? Se você respondeu sim para essas perguntas, você pode está enfrentando uma queda de cabelos.

É para se descabelar! A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar divulgou uma pesquisa que apontou cerca de 25% das brasileiras entre 35 e 40 anos apresentam algum grau de calvície.

Segundo o dermatologista, Anderson Bertolini perder alguns fios de cabelo por dia é normal e faz parte da renovação do couro cabeludo, mas é necessário estar atento a uma possível queda excessiva de cabelo. “Alopécia Androgenética, conhecida também como calvície ou queda hereditária é uma das causas mais comuns e responsáveis pela queda de cabelo. A pessoa só nota que os cabelos estão caindo em grande quantidade depois de penteá-los ou lavá-los. No caso, de uma perda frequente procure ajuda de um dermatologista para identificar a origem do problema”, orientou o dermatologista Anderson Bertolini, Diretor da Clínica Bertolini.

Normalmente, as pessoas perdem de 50 a 100 fios por dia, que são substituídos rapidamente por outros que já estão nascendo no mesmo folículo, iniciando um novo ciclo. É natural o ciclo do cabelo passar por diversas etapas. Cerca de 90% dos cabelos do couro cabeludo está em fase de crescimento, esse estágio dura de dois a seis anos. Os outros, 10% estão em estado de repouso que dura de dois a três meses. A perda capilar acontece quando os fios atingem o estado queda de repouso.

Uma das causas frequentes do caimento de fios pode estar relacionada a uma dieta inadequada de proteínas, tratamentos de câncer, baixo nível de ferro no sangue, calvície, uso excessivo de produtos e tinturas no cabelo ou problemas de tireóide.

Cabelos intactos

O ideal é que o cabelo cresça cerca de um centímetro por mês, esse crescimento pode ficar lento á medida que a pessoa envelheça. Para evitar a perda dos fios os dermatologistas recomendam o uso de um shampoo indicado para o seu tipo de cabelo e também revelam que um dos segredos é manter uma alimentação saudável, com frutas, verduras e hortaliças.

Conheça alguns dos inimigos do cabelo e fique atenta:

Inimigo número 1:

Chapinhas e escovas progressivas – A obsessão pelo cabelo liso, pode custar a queda de milhares fios. O secador é um dos maiores inimigos do cabelo. Ele pode queimar o couro cabeludo, além de roubar a água do fio, deixando o cabelo ressecado e quebradiço. Já as escovas progressivas, ela lasca toda a cutícula que protege o fio.

Dose dupla: Dieta equilibrada e stress– O cabelo precisa de vitaminas e com a dieta equilibrada ele perde e sofre alteração no ciclo dos fios. Pausando o crescimento dos fios e acelerando para eles chegarem ao estágio de repouso.O stress e problemas emocionais podem afetar no crescimento do cabelo, pois o cérebro acaba liberando substâncias que podem provocar esse caimento.

Uso do boné – impede que o couro cabeludo respire, deixando a região úmida em demasia.

Sol Moderado– Excesso ou escassez do sol é prejudicial ao cabelo.

Penteados – tenha cuidado na hora de fazer um penteado, evite puxar muito a raiz ou o uso de coques apertados.

Pente com dentes finos – Opte pelo pente de madeira que possui dentes largos e grossos.

Banho – Nunca lave o cabelo com água muito fria ou muito quente, utilize sempre a água morna para lavar o cabelo.

De olho nos fios!

Você está na dúvida e preocupada com o número de fios espalhados pelo o chão e na escova, e não sabe qual é a melhor hora para procurar um dermatologista?

Então, faça o seguinte teste: divida o cabelo em quatro mechas, em cada uma delas, passe delicadamente dez vezes o seus dedos entre os fios, sendo da raiz até as pontas. Caso, cair mais de seis fios em cada uma das mechas, pode ser que o cabelo esteja fraco e caindo mais do que o seu limite. Procure um dermatologista para iniciar um tratamento que evite os quebradiços.

Fonte- Dermatologista Anderson Bertolini, Diretor da Clínica Bertolini

Similar Articles

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Acima