Você está aqui
Home > Sexo > Cuidados para não lesionar a coluna durante o sexo

Cuidados para não lesionar a coluna durante o sexo

Fallback Image

Falar sobre sexo ainda é um pouco desconfortável para algumas pessoas. Porém, sexo é uma das formas de demonstração de carinho e amor pelo parceiro, mas que se não for praticado de forma correta pode causar danos à coluna. Apesar de estar associado ao prazer e ao bem-estar, o ato sexual pode ser sinônimo de sofrimento, pois pode agravar lesões crônicas em pessoas que já possuem subluxações ou disfunções na coluna vertebral assim como gerar novas lesões.

Os danos causados pelos movimentos repetitivos, rápidos, bruscos e intensos realizados durante o ato sexual podem ser mascarados completamente devido aos efeitos das endorfinas, que circulam nesse momento em nosso corpo. Elas possuem um potente efeito analgésico, que encobre as dores e as crises incapacitantes. Quando passa a euforia e ação das endorfinas surgem as dores e as crises.

Esta já é uma boa razão para você preparar seu corpo para o sexo, da mesma forma que o prepararia para qualquer outro exercício ou atividade física. Pessoas com melhor forma e elasticidade têm menor risco de lesão. Exercícios e alongamentos feitos regularmente protegem a sua coluna durante a relação sexual.

Escute seu corpo nesse momento e, caso apareça alguma dor, pare imediatamente e troque de posição. Lembre-se de que a dor indica que algo não está bem, então seria imprudente e irresponsável continuar. Quando trocar de posição e desaparecer a dor, ainda assim é importante “tomar fôlego” e parar um pouco para soltar e alongar.

Muitas pessoas, quando não respeitam esses sinais e não interrompem o ato, ficam com a coluna travada e muitas acabam recebendo atenção médica no hospital. Não seja uma dessas pessoas; tenha bom senso e escute seu corpo. Não permita que seus problemas atrapalhem sua vida sexual, adote posições e apoios diferentes para não se frustrar, deprimir-se ou isolar-se.

Dicas para um sexo saudável

· Colchões inapropriados podem ser fatores importantes. Colchões de espuma de densidade baixa ou colchões de água não fornecem o apoio adequado para distribuir a carga entre as articulações nesta hora, pois a superfície é instável.

· Algumas posições agradarão mais a sua coluna do que outras, caso você esteja com dor ou se recuperando de alguma lesão. Geralmente se a pessoa lesionada está por baixo e o corpo consequentemente não move muito, o risco de agravar o problema é menor. Use bom senso na escolha de posições lembrando que aquelas que promovem extensão ou flexão exagerada por muito tempo são mais prejudiciais para a coluna.

· Se por algum motivo, mesmo seguindo essas recomendações, você sentir dores depois da relação, faça compressas com gelo por 20 minutos no local.

Similar Articles

Acima