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Saiba como ter uma menopausa saudável e sem sofrimentos

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Hábitos saudáveis e tratamentos específicos ajudam a mulher moderna a manter a saúde com o avanço da idade

As rugas começam a chegar, as gordurinhas aparecem e junto com elas a insegurança, a ansiedade, os calores fora de hora e outros sintomas nada agradáveis. Em uma sociedade que cultua a beleza, a juventude e o imediatismo, entrar na menopausa, para muitas mulheres, é sinônimo de tornar-se velha e perder o valor.

De acordo com a Dra. Angela Maggio Da Fonseca, professora associada da Clínica Ginecológica do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, as coisas não precisam ser assim. “Embora a menopausa seja um sinal de envelhecimento, não há motivo para desespero; ela deve ser encarada como uma fase da vida e, por isso, inevitável. Se a mulher começar a se cuidar desde cedo, quando chegar à menopausa, os sintomas poderão ser amenizados, podendo até passar despercebidos”, diz a ginecologista.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,2 milhão de mulheres terão 50 anos ou mais em 2030. Levando em conta que a expectativa de vida destas mulheres é crescente, é preciso estar atenta aos problemas que podem estar associados à falta de hormônios como o estrogênio.

Ainda de acordo com a especialista, uma atitude positiva pode ajudar as mulheres a lidarem melhor com a menopausa. “É importante, aceitar que a vida passa por etapas e que todas essas mudanças também têm o seu lado positivo. Na menopausa não é diferente. Por exemplo, a atividade sexual está livre de riscos de gravidez e o sexo pode se tornar ainda mais prazeroso”, completa a Dra. Angela.

A prevenção relativa aos desconfortos deve começar quando a mulher sentir os primeiros sintomas da menopausa, por volta dos 40 anos. Confira algumas dicas da especialista e seja mais feliz também nessa fase da vida feminina:

– Faça todos os exames recomendados pelo médico, incluindo controle de glicemia, colesterol, vitamina D e cálcio, bem como mamografias e exames pélvicos (ultrassom, colpocitologia oncótica);

– Evite alimentos industrializados e mantenha uma dieta rica em verduras e gorduras saudáveis como as que vêm do salmão, do abacate e do azeite de oliva;

– Comece a praticar exercícios físicos para evitar o ganho de peso no período, andar é um excelente exercício;

– A prática regular de sexo também aumenta o desejo sexual e faz com que a lubrificação aumente. Caso prefira utilizar algum produto lubrificante, converse com o seu médico, que indicará a opção mais adequada;

– A preocupação com a gravidez não é mais necessária, portanto, as relações sexuais com o parceiro podem se tornar ainda mais livres e prazerosas.

– Converse com o seu médico sobre os prós e contras do uso da terapia de reposição hormonal, o tratamento pode melhorar e até evitar os sintomas;

– Durma o suficiente – a falta de sono pode contribuir para a confusão mental e baixa libido, problemas frequentemente associados à menopausa;

– Desenvolva e mantenha bons hábitos de sono, a fim de combater potenciais problemas de insônia causados por quedas nos níveis de estrogênio;

– Desafie o seu cérebro com leituras, exercícios de memória, palavras cruzadas e outros tipos de jogos de raciocínio – isso pode ajudar a diminuir o risco de perda de memória durante a menopausa.

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