Você está aqui
Home > Casa > Retrô chique!

Retrô chique!

No ano em que a moda é um dos temas da Casa Cor, o estilo retrô, uma das principais tendências que a decoração herdou do mundo fashion, não poderia ficar de fora. Em seu ambiente, a designer de interiores Iara Santos mesclou o vintage com o moderno e conseguiu executar um projeto que não se prende ao tempo

Derivada do prefixo latino retro, a palavra retrô ou retro faz referência a algo que foi moda no passado. Todavia, comumente, tendências consideradas velhas voltam à tona e são consideradas verdadeiros clássicos da atualidade, que nunca perdem seu valor e seu posto, adquirindo, então, status de atemporal.

Na decoração, a onda retrô tem seu espaço em projetos residenciais e comerciais, pois acrescenta muito charme e uma porção de nostalgia aos ambientes. Não é de hoje que está super em alta lançar mão do retrô e a designer de interiores Iara Santos apostou nessa tendência, que tem tudo a ver com seu ambiente em exposição na Casa Cor 2012, o quarto de uma estudante de moda.

Os móveis arredondados; o papel de parede dourado, com desenhos geométricos; a cama de design italiano revestida de couro, com linhas que remetem à década de 60 e também à arquitetura dos monumentos da orla da Lagoa da Pampulha, são alguns itens presentes no ambiente de Iara que não só fazem menção à onda retrô, mas ao fashion retrô ou new old, universo da personagem que inspirou o projeto, uma estudante de moda, inteligente, contemporânea e sofisticada.

“Esse toque retrô tornou o espaço autêntico e ressaltou a valorização do design ao longo das décadas”, conta Iara. Ela ressalta ainda as vantagens do mobiliário nesse estilo: “O papel de parede me encantou por causa do desenho geométrico, que traz a sensação de simetria, e pelas suas linhas. A cor dourada com bege do papel também impacta e consegue fazer o diálogo entre o antigo e o moderno. Já os móveis arredondados me conquistaram pelas curvas e linhas que agregam leveza que gera um efeito de que o desenho não tem fim, além de transmitir a sensação de amplitude ao ambiente”.

O projeto da designer conseguiu trazer o retrô para seu espaço e fortalecer a sofisticação do décor. O resultado foi um ambiente atemporal e chique.

O ambiente de Iara Santos pode ser conferido na Casa Cor Minas, no Shopping Boulevard, Rua Prof. Otaviano de Almeida s/n° – Santa Efigênia – Belo Horizonte – MG, até o dia 16 de outubro.

Imagens: Daniel Mansur

Similar Articles

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Acima