Você está aqui
Home > Nutrição > Aprenda como funciona o processo oxidativo no nosso corpo

Aprenda como funciona o processo oxidativo no nosso corpo

Fallback Image

O sistema de defesa antioxidante do nosso organismo, que ocorre principalmente nas “mitocôndrias”, (cuidemos bem delas), mantém o processo oxidativo nos limites fisiológicos, o que impede o dano oxidativo e com isso a amplificação de danos celulares, sistêmicos, que podem ser muitas vezes, irreparáveis.

Vários fatores influem na modulação do estresse oxidativo, entre eles, não poderia faltar: a dieta, sem dúvida, um fator de relevância! Como está a sua dieta? Em equilíbrio de nutrientes? Com qualidade nutricional? Na quantidade adequada? Na sua dieta estão alimentos como, cúrcuma, por exemplo?

Outro fator é a suplementação de vitaminas e minerais, com efeitos positivos demonstrados em estudos científicos, cada vez mais frequentes. Nem por isso o uso indiscriminado e generalizado deve ser incentivado, pois, a indicação, as doses, a frequência e o tempo devem ter acompanhamento médico. Entre elas: Vitamina E, Betacaroteno e Vitamina C.

Os xenobióticos, os metais pesados, a ingestão do álcool, a poluição e o tabagismo, entre outros, também estão entre esses fatores e os níveis de exposição individuais devem ser considerados.

Dra. Tatiana Cunha é médica, pós graduada em endocrinologia e modulação hormonal e especializada em Nutrologia Clássica e Computadorizada, Nutrologia Médica Esportiva e pós-graduada em endocrinologia e Terapêutica da Obesidade.

Similar Articles

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Acima