Você está aqui
Home > Nutrição > Bacalhau: excelente fonte de ferro, magnésio e fósforo

Bacalhau: excelente fonte de ferro, magnésio e fósforo

Fallback Image

bacalhau

O preferido da Páscoa ainda melhora o sistema imunológico e controla gorduras ruins

Março de 2013 – Nesta época, o bacalhau vira tradição na mesa dos brasileiros. Um dos itens mais disputados na Páscoa, o peixe salgado traz benefícios que vão além do sabor. “O bacalhau é uma excelente fonte de ferro, magnésio e fósforo e possui as gorduras saudáveis tão faladas hoje em dia – os ômegas 3 e 6. Além disso, ele melhora o sistema imunológico e promove o controle das gorduras ruins – o LDL colesterol e triglicérides -, evitando as dislipidemias”, explica Juliana Agosta, nutricionista da Amhpla Cooperativa de Assistência Médica.

Juliana orienta também que ele pode ser consumido seco ou fresco. “Na primeira opção se tem uma concentração melhor de aminoácidos, porém, deve ser feita a dessalga antes do preparo, por conta dos prejuízos em relação ao consumo excessivo de sal”.

Em contrapartida, o valor do bacalhau pode não ser o seu maior atrativo. Neste sentido, a nutricionista aponta algumas alternativas para obter os benefícios, mesmo não consumindo o peixe com frequência. “Outros peixes também possuem quantidades muito boas de ômegas, como o caso da sardinha, e seu custo é bem mais baixo. Na verdade, se o indivíduo pode consumir o bacalhau uma vez na semana, pelo menos, é ótimo. Caso contrário, deve-se consumir outros peixes, de uma a duas vezes na semana”.

A cada 100 gramas do peixe são, aproximadamente, 350 calorias, 81 gramas de proteína e 50 miligramas de cálcio. Apesar de todos os benefícios, é importante lembrar que assá-lo é sempre a opção mais saudável e que ele também é rico em sódio.

“Pessoas que já apresentaram qualquer sintoma de alergias a qualquer tipo de peixe ou crustáceo devem ter muito cuidado. Mesmo os que já apresentaram a alergia ao bacalhau em particular, não devem consumir e procurar outras fontes de ômegas para se suplementar”, finaliza a nutricionista.

Similar Articles

One thought on “Bacalhau: excelente fonte de ferro, magnésio e fósforo

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Acima