Você está aqui
Home > Atividade Fisica > Atividade física reduz risco de câncer na pós-menopausa

Atividade física reduz risco de câncer na pós-menopausa

Fallback Image

idosa_caminhando

Segundo um estudo, apresentado nesta terça-feira, na reunião anual da Associação Americana para Pesquisa do Câncer (AACR), a atividade física auxilia na decomposição do hormônio estrogênio e contribui para a diminuição de risco de câncer de mama em mulheres na pós-menopausa.

Os pesquisadores analisaram os casos de 540 mulheres sãs e na pós-menopausa entre 2000 e 2003. Na época, nenhuma das participantes recebia tratamento hormonal pela menopausa. Os pesquisadores mediram a atividade física com um acelerômetro, um pequeno aparelho que as mulheres levaram na cintura durante a prática de atividade física por sete dias.

Segundo o especialista em prevenção oncológica e responsável pelo estudo, Cher Dallal, os acelerômetros proporcionam leituras objetivas da atividade física, ao contrário dos relatórios, um fator determinante para a pesquisa. Os pesquisadores analisaram as mostras de urina para detectar estradiol e estrona, dois estrogênios “mãe” nessas mulheres, além de 13 hormônios metabólitos de estrogênio.

Os pesquisadores descobriram que a atividade física está vinculada com níveis mais baixos dos estrogênios “mãe”. As conclusões do estudo ampliam o conhecimento dos mecanismos biológicos potenciais, que vinculam a atividade física ao menor risco de tumores cancerígenos.

(Portal da Educação Física)

Similar Articles

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Acima