Você está aqui
Home > Beleza > Tempo frio exige mais cuidados com a pele

Tempo frio exige mais cuidados com a pele

Fallback Image

cuidado-com-a-pele-no-frio

Em dias frios a pele fica mais ressecada, necessitando de hidratação e alguns cuidados que podem fazer toda a diferença

A pele sofre com as alterações de temperatura. O outono e, principalmente, o inverno são propícios para deixar a pele mais ressecada. O estado piora ainda mais com banhos longos e muito quentes. Por isso, nessas épocas a pele merece uma atenção especial e os cuidados devem ser redobrados.

“Os banhos demorados e quentes deixam a pele mais sensível, pois a água muito quente remove a camada natural de proteção da pele deixando-a mais vulnerável, desprotegida e favorecendo o ressecamento”, afirma a dermatologista Carolina Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

A médica explica que as pessoas com pele seca sofrem mais, mas as que possuem pele oleosa também devem ter cuidado com a água muito quente, pois ao detectar a retirada da oleosidade necessária, o organismo acelera a produção de sebo, piorando a oleosidade e predispondo ao aparecimento de cravos e espinhas.

De acordo com Dra. Carolina, o ideal é tomar banho com água morna e não demorar muito. Usar sabonetes suaves (de glicerina e os próprios para bebês), sempre evitando produtos muitos perfumados e coloridos, pois possuem maior potencial irritativo e alergênico. Outra dica é nunca recorrer às buchas, pois elas intensificam a remoção da proteção cutânea, piorando ainda mais o ressecamento. “Na maior parte dos casos, a irritação gerada pelo ressecamento da pele acaba quando o paciente adota as recomendações básicas, sem necessidade de fazer tratamento específico.”

Além das recomendações com o banho, é importante uma atenção especial para a hidratação da pele que deve ser intensa nas estações mais frias, justamente pela maior tendência à desidratação. Para isso, a dermatologista reforça a indicação de produtos à base de ureia, lactato de amônio, dimeticone e ceramidas. Porém, alerta para a composição dos hidratantes. “Antes de escolher um produto, a dica é olhar sua composição e os princípios ativos e evitar produtos com muito perfume, pois podem irritar e ressecar ainda mais a pele.”

Por último, e não menos importante, está o uso do protetor solar que deve sempre fazer parte da rotina diária de higiene e beleza, pois a radiação UVA – grande responsável pelo envelhecimento da pele – mantém-se praticamente constante em todas as estações do ano, mesmo nos dias nublados e chuvosos. “O protetor solar é essencial e o cuidado de aplicá-lo diariamente evita o aparecimento de manchas, vasinhos e rugas. O ideal é que o produto seja aplicado pela manhã e reaplicado na hora do almoço e meio da tarde para garantir uma proteção adequada. O uso diário do protetor pode reduzir em até 85% as chances de desenvolver o câncer”, recomenda Dra. Carolina.

Principais dicas para manter a pele hidratada e protegida durante os dias frios:

– Hidratação é essencial e deve ser mais intensa nos dias frios; também é feita de dentro para fora, portanto, beba pelo menos dois litros de água diariamente, mesmo se não tiver sede;

– Não deixe de usar o protetor solar diariamente;

– Os lábios também sofrem com a ação do frio e podem rachar e até ficar feridos. Não esqueça do protetor labial, de preferência, opte pelos que possuem fotoproteção;

– Evite banhos quentes, prolongados e o uso de buchas, pois removem a camada que protege a pele, predispondo a um maior ressecamento;

– A aplicação dos hidratantes deve ser feita preferencialmente após o banho, quando a pele ainda está úmida, pois isso aumenta o poder de hidratação do produto;

– O frio, o vento e a baixa umidade podem provocar irritações e descamações, além de propiciarem o aparecimento de doenças da pele, como a dermatite atópica e a dermatite seborreica. Nesses casos, é fundamental procurar um dermatologista.

Carolina Marçon é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia

Similar Articles

Acima
%d blogueiros gostam disto: