Você está aqui
Home > Casa > Descubra quais são as melhores pedras para ambientes internos e externos

Descubra quais são as melhores pedras para ambientes internos e externos

Fallback Image

marmore-travertino

Para deixar os projetos arquitetônicos mais bonitos e seguros, é preciso ouvir as dicas de especialistas na hora de escolher a pedra ideal para cada situação

Outubro de 2013 – As pedras naturais enobrecem os projetos e são o pano de fundo perfeito para criar ambientes onde sofisticação é palavra de ordem. Elas são recomendadas tanto para áreas externas quanto para áreas internas e as possibilidades de uso dentro dessas opções são infinitas: pisos de área gourmet, bordas de piscinas, bancadas de cozinhas, bancadas de lavabos, lareira, e tudo o mais que a imaginação permitir.

No entanto, para usufruir de tamanha versatilidade sem erro, é preciso estar atento a alguns detalhes, já que nem todas as pedras são indicadas para qualquer situação. “Áreas internas podem ter superfícies polidas, pois não demandam ser antiderrapante. Sendo assim, pedras como os mármores podem ter um uso bastante satisfatório. Na hora de escolher, é importante também avaliar para qual ambiente interno a pedra será destinada. Numa cozinha, por exemplo, a bancada e o piso têm necessidades diferentes”, explica a arquiteta Estela Netto. Por existir tantas necessidades distintas, a gama de pedras oferecidas para o uso em áreas internas é enorme. “Existem mais de dois mil tipos de pedras voltadas para área interna. Então, quando um cliente chega, precisamos fazer um filtro para selecionar o material ideal de acordo com o uso, com a cor de preferência, a estimativa de custo e tudo o mais que for relevante”, conta Marcelo Milagre, diretor da marmoraria DirectaPiedras.

Já na hora de escolher o revestimento para o exterior das residências, é preciso ter em mente algumas características. “Eles precisam ser antiderrapantes, para oferecer segurança, e serem resistentes, já que estarão expostas”, enfatiza Marcelo. Para Estela, o que será determinante nesse caso é a escolha do acabamento. “Os mármores e granitos podem ficar muito bem em áreas externas, desde que o acabamento seja jateado ou flameado”. Marcelo completa informando que o acabamento acidado também é indicado. “Pedras como o Moonlight, Ornamental Fox e Branco Siena ficam ótimas para área externa quando acidadas”.

Para quem quer fazer uma escolha certeira, tanto em termos de estética quanto em funcionalidade, e ainda criar uma harmonia entre o interior e o exterior do projeto, Estela Netto e Marcelo Milagre fazem coro na sugestão: o mármore Travertino. “Uso o mármore travertino como pedra coringa, pois possui naturalmente uma textura apropriada a áreas externas, mas tem uma aparência fosca que o permite ser usado lindamente em interiores”, finaliza a arquiteta.

Similar Articles

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Acima