Você está aqui
Home > Beleza > Saiba como cuidar das unhas, pele e cabelo sem desperdiçar água

Saiba como cuidar das unhas, pele e cabelo sem desperdiçar água

beleza-agua

Depilação no chuveiro pode levar até 20 minutos, o equivalente ao desperdício de, em média, 120 litros

A escassez de água faz com que uma nova rotina de beleza seja priorizada por homens e mulheres. A crise hídrica interfere na rotina de cuidados de muitas pessoas, mas com a variedade de produtos no mercado, é possível ainda manter uma rotina de beleza adequada. No caso das pernas, virilha e axilas, a tricologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Angélica Pimenta, recomenda a depilação com cera ou a laser. “Nem todos sabem, mas 20 minutos no banho consomem 120 litros de água, tempo que é necessário para se fazer uma depilação completa. Por isso, indico que a pessoa opte pela depilação com cera ou laser, que não há necessidade de enxague”, explica Angélica. O crescimento estimado dos pelos na depilação com cera é, em média, de 20 a 25 dias, o que aumenta a economia de água. Já na depilação a laser, quando a luz do laser atinge o pelo, gera uma energia aquecida que o destrói, fazendo com que grande parte deles não volte a crescer.

Ainda no assunto banho, uma alternativa para o cabelo é o xampu a seco, produto que tira a oleosidade dos fios e dispensa enxágue. “É possível lavar o cabelo em um dia, no outro utilizar o Xampu a Seco e apenas escovar, e no seguinte utilizar um penteado. É uma ótima forma de disfarçar a oleosidade e, ao mesmo tempo, economizar água”, explica Angélica, afirmando que “para compromissos de última hora em um dia sem água, com certeza o Xampu a Seco é uma ótima opção. Além de fácil aplicação, o efeito é instantâneo”. De acordo com ela, ficar sem lavar o cabelo todos os dias não é prejudicial aos fios, pelo contrário, é importante não lavar com frequência para evitar a remoção de óleos naturais que ficam no fio novo, próximo da raiz.

Para mãos e pés, a solução são os amolecedores e hidratantes de cutículas. O tempo de colocar os pés em um grande recipiente com água para fazer as unhas já se passou. Segundo Angélica, o amolecedor de cutícula pode ser um aliado prático e eficiente, que seguido de um creme hidratante, pode manter as unhas feitas por muito mais tempo. “Entre 3 a 5 minutos, o efeito do amolecedor de cutícula acontece, que eu considero mais higiênico, já que preveni infecções na pele por fungos e bactérias armazenados em recipientes mal higienizados”, explica Angélica. Além disso, cutículas hidratadas auxiliam no bom desenvolvimento da unha e a mantém saudável, e por isso, após as unhas serem feitas, a pessoa deve investir em hidratantes, óleos e pomadas para a região. “O hábito de retirar as cutículas é um hábito brasileiro, pois na Europa e Estados Unidos, as pessoas não tiram, mas sim, hidratam e cuidam muito bem da região”, conta Angélica, afirmando que “a cutícula tem função de proteger a unha em toda sua base. Ela impede a entrada de bactérias, fungos e preserva o formato e a qualidade da unha. Por isso, temos que ter total cuidado com as cutículas”,

Agora, quando o assunto é chegar em casa depois de uma festa e não ter água, sem pânico! Angélica explica que não precisamos dormir com a maquiagem, mesmo em dias sem água. “Com os lenços demaquilantes é possível remover a maquiagem, inclusive a área dos olhos, além de tonificar e hidratar o rosto. Já existem versões distintas para todos os tipos de pele, sendo apenas necessário se atentar ao atrito do lenço com peles sensíveis”, diz. Já existem alguns lenços específicos no mercado, que removem maquiagem à prova d’água e até que prometem uma sutil esfoliação no rosto.

Similar Articles

Acima