Você está aqui
Home > Casa > Quarto: Feminilidade nos detalhes

Quarto: Feminilidade nos detalhes

As mulheres sempre estão executando várias funções e, muitas vezes, ao mesmo tempo. Elas são mães, profissionais de sucesso, esposas, donas de casa. Na decoração e arquitetura, os projetos reflete essa característica feminina e, assim como elas, priorizam a multifuncionalidade

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, relembra a luta feminina por igualdade em todo o mundo. Até início do século XX, as mulheres eram vistas como inferiores aos homens e não tinham acesso à educação, tampouco direitos civis. Seu papel era cuidar da casa e dos filhos.

Hoje, muita coisa mudou: elas dominam o mercado de trabalho, ocupam grandes cargos políticos e ainda cuidam da casa e dos filhos. São, de fato, seres polivalentes. Para acompanhar as mulheres modernas, a arquitetura/decoração também evolui e tratou logo de buscar soluções que trazem praticidade à rotina corrida delas.

Uma das saídas encontradas foram os móveis multifuncionais que, assim como as mulheres, exercem mais de uma função. “A escolha de móveis minimalistas, funcionais e de traços contemporâneos reflete bem o estilo das mulheres multifuncionais, que querem otimizar o tempo e terem tudo fácil e organizado”, destaca a arquiteta Ana Lívia Werdine.

Um dos ambientes que mais pedem esse tipo de mobiliário é o quarto, local em que as mulheres se arrumam para começar o dia e onde elas finalizam sua jornada de profissional, mãe e esposa e podem, enfim, descansar. “No quarto, elas pedem um ambiente onde consigam relaxar, sem muita informação e geralmente com tons neutros e apenas alguns pontos de cor”, acrescenta Ana Lívia.

Em um de seus projetos, a arquiteta lançou mão de uma penteadeira que exerce múltiplas funções. “Trata-se de uma peça que pode ser escondida quando não está sendo utilizada. Nela há compartimentos de camurça para acomodar joias e bijuterias, além de divisórias em acrílico. A iluminação recebeu atenção especial. Uma arandela de LED foi inserida acima do espelho, assim dá para se maquiar e finalizar a produção sem erro”, detalha a profissional.

Além de penteadeiras, o que será que elas mais pedem na hora de decorar o quarto? Maria Cristina Bahia, proprietária da loja Vila Maria, especializada em soluções para dormitórios, conta tudo: “Aqui na loja, elas procuram bastante a escrivaninha que faz as vezes de penteadeira com porta bijuterias, além dos pufes que servem de baú e ainda da cama que vira sofá”.

Na Villa Maria, há sempre a preocupação de oferecer ao público feminino opções de móveis multifuncionais. “Os espaços estão cada vez menores, assim, há a necessidade de construir móveis com mais de uma função para que haja o melhor aproveitamento do espaço e para que a vida delas seja facilitada também”, enfatiza Maria Cristina.

Opções não faltam. Além de deixar tudo mais charmoso e bonito, os móveis multifuncionais são práticos e ainda ajudam a economizar espaço nos ambientes. Pode-se afirmar que são peças bem resolvidas, assim como as mulheres.

quarto

Neste projeto, destinado a uma jovem moça, a arquiteta Ana Lívia Werdine usou os tons neutros com pinceladas de cor. Foto Henrique Queiroga.

penteadeira

guarda-joias

​No projeto da arquiteta Ana Lívia Werdine, o móvel quando fechado pode servir de apoio para estudos ou leitura e quando aberto abriga diversos compartilhamentos para se guardar joias e acessórios de maquiagem.Foto Henrique Queiroga.

quarto2

​Cristina Bahia, decoradora do loja Villa Maria, destaca que os baús, que servem também como assento, são um dos móveis mais vendidos para o público feminino. Foto: Juliana Buli.

Similar Articles

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Acima