Você está aqui
Home > Beleza > Como acabar com as espinhas com cuidados diários

Como acabar com as espinhas com cuidados diários

como-acabar-espinhas

Como acabar com as espinhas é o questionamento que todo mundo faz pelo menos uma vez na vida – salvo raras exceções de pessoas sortudas que nunca tiveram que lidar com esse problema.

Existe quem sofre mais no período do começo da adolescência, quando está entrando na fase adulta ou quando já estão perto dos seus trinta anos. Ainda há pessoas que passam por todos esses momentos sem conseguir acabar com as espinhas.

A verdade é que são poucas as pessoas que saem ilesas sem nunca ter sofrido com uma grande espinha ou várias espalhadas pelo rosto. Porém, existem alguns cuidados diários que você pode ter que podem acabar com esse problema ou pelo menos ameniza-lo.

  1. Esteja sempre com as mãos limpas

Existem muitas espinhas que são causadas por um problema simples: impurezas. Quando junto à oleosidade da pele e as células mortas, fica muito mais fácil que elas surjam.

Dessa forma, estar sempre com as mãos limpas, lava-las bem antes de lavar o rosto e evitar tocar nele várias vezes o dia são alguns dos cuidados simples de como acabar com as espinhas.

OBS.: Limpe sempre também o seu celular, que é uma fonte constante de bactérias para/de sua mão que podem ser passadas para seu rosto sem que você perceba.

  1. Não lave sempre o rosto

A oleosidade é algo natural da pele, algumas pessoas têm muito e outras pouco. No entanto, independente de quanto sua pele produz, é ideal que você lave seu rosto apenas duas vezes por dia.

O motivo? Quanto mais você lava e tenta se livrar da oleosidade, mais ela é produzida, pois seu corpo entende que ela é necessária. Dessa forma, você estará produzindo ainda mais oleosidade do que o normal.

  1. Use produtos para controlar a oleosidade

Existem hoje no mercado diversos sabonetes e cremes que podem ajudar a controlar de maneira natural a oleosidade do rosto, evitando assim o aparecimento de espinhas. Dessa forma você vai sentir seu rosto sempre mais “fresco” sem precisar lavar mais vezes do que o recomendado.

como-acabar-espinhas

  1. Lavar seus pincéis de maquiagem pode ajudar a acabar com as espinhas

Os pincéis de maquiagem são uma grande fonte de bactérias e permite a proliferação delas muito mais facilmente. Por isso é ideal que no mínimo a cada 6 semanas você lave adequadamente seus pincéis e retire todos os resíduos de maquiagens antigas que estão neles.

  1. Faça esfoliação

Uma forma de limpar profundamente a pele é fazendo uma esfoliação, assim os seus poros vão ficar muito mais limpos, livres das bactérias e impurezas acumuladas, além das pequenas células mortas naturais do corpo. Tudo isso ajuda a eliminar as espinhas de maneira fácil.

Existem diversas receitas de esfoliação natural com produtos que você tem em casa (como esfoliação de café com mel) ou então você pode optar por produtos em lojas de beleza e até mesmo farmácias.

OBS.: É preciso ter cuidado e não exagerar na esfoliação, que pode abrir ainda mais os poros e consequentemente produzir mais oleosidade. O ideal é que você faça a cada duas semanas ou máximo a cada 7 dias.

  1. Use máscara de argila para eliminar as espinhas

Outra excelente opção de como acabar com as espinhas é usando máscara de argila. Existem diversos tipos de argilas para o rosto e corpo em diferentes cores, onde cada uma tem uma ação diferente.

Para quem quer eliminar as espinhas a ideal é a verde, que tem ação adstringente e ajuda no controle da oleosidade natural.

como-acabar-espinhas

  1. Use produtos de pele específicos para seu rosto

Evitar usar produtos de pele (cremes hidratantes, sabonetes e maquiagens) que são gordurosos é essencial para ajudar a controlar a oleosidade da pele e, assim, evitar a proliferação de espinhas pelo rosto.

Para isso, opte sempre por usar produtos que são específicos para seu tipo de pele, ou seja, produtos que ajudem a controlar a oleosidade natural do rosto e o deixem com aspecto de “seco” durante todo o momento em que você estiver com ele.

como-acabar-espinhas

  1. Evite deixar o cabelo em contato com o rosto

É ideal que quem tem propensão a ter espinhas evite usar cortes de cabelo em que os fios fiquem constantemente em contato com o rosto, como as franjas.

Isso porque a oleosidade natural do seu cabelo (especialmente se ele for liso) pode estimular a oleosidade da sua pele, acarretando em mais espinhas que o comum.

Caso você tenha o cabelo já cortado de forma que ele fique caindo sobre o rosto durante o dia, opte por penteados diferentes que evitem esse problema.

 

Esses cuidados simples que podem ser feitos constantemente com certeza podem te ajudar a acabar com as espinhas e se livrar das acnes. Claro que existem casos mais drásticos desses problemas, e para isso é importante consultar uma dermatologista para que ela possa avaliar o seu quadro e lhe passar remédios ou produtos específicos.

Alexia Macêdo
Blogueira no Flores no Outono, tenho 18 anos, estou no terceiro período da faculdade de Ciências Sociais e trabalho como redatora.
http://flornooutono.blogspot.com.br/
Top
%d blogueiros gostam disto: