Você está aqui
Home > Qualidade de Vida > Como aumentar a autoestima em 5 passos

Como aumentar a autoestima em 5 passos

aumentar-a-autoestima

Ter uma boa autoestima é fundamental na vida de todas as pessoas. A partir do momento em que nós gostamos de nós mesmos, da pessoa que estamos nos tornando, tudo muda em nossa vida. No entanto, para quem sofre com baixa autoestima, aumentar a autoestima é um enorme desafio. Mas que é necessário ser enfrentado!

A importância de você lutar para aumentar a autoestima

Quando temos uma boa autoestima, isso é refletido em toda a nossa vida. Nossos relacionamentos passam a ser melhores, passamos a ser mais seletivos em amizades e escolhas amorosas, porque temos em conta o que merecemos e o que não merecemos.

A gente aceita o amor que acha que merece (Livro: As vantagens de ser invisível)

A nossa vida profissional é afetada drasticamente também, levando em conta que você passa a reconhecer o seu valor profissional também, sabendo que você é inteligente, boa no que faz e tem qualidades importantes e que devem ser valorizadas. Além disso, quando você se sente um bom profissional, você é motivado a querer melhorar cada vez mais, se destacar, buscar mostrar que você realmente faz a diferença.

A autoestima não é a arrogância, o se sentir superior, o querer aparecer, embora tantas pessoas confundam. A boa autoestima é você conhecer a si mesmo, gostar de quem é, buscar mudar aquilo que você reconhece que pode melhorar, respeitar suas limitações e viver bem e feliz consigo mesmo, por isso é tão importante buscar aumentar a autoestima, caso você tenha problemas em gostar de si mesmo e se sinta desvalorizado.

aumenta a autoestima

1º Passo para aumentar a autoestima

Todos nós somos cheios de defeitos e qualidades

Não seja muito dura consigo mesma. Todas as pessoas enfrentam problemas e estão vivendo com constantes aprendizados. Algumas, é claro, tentam melhorar e evoluírem, enquanto outras não se importam com nada disso. Faz parte. Mas o importante é você ter consciência de que ninguém nasce uma obra-prima. Todos os dias nós somos o rascunho do amanhã, então não exija tanto de você, valorize quem você é hoje tendo em mente que mudanças ocorrem gradativamente, ninguém é perfeito e você também não precisa ser.

Por isso, para aumentar a autoestima é importante que você abra mão das comparações que faz de si com os outros. Em temos de redes sociais, é muito fácil acharmos que determinada pessoa no Instagram é perfeita, faz tudo maravilhosamente bem, que é linda do momento que abre os olhos de manhã até quando vai dormir, que tem o trabalho perfeito e etc. Mas a verdade é que TODO MUNDO enfrenta batalhas, sofre, chora, tem dias que não gosta do que faz ou do que é, e todo mundo está tentando aprender a viver com esses altos e baixos. Então, seja feliz por ser quem é hoje, sendo consciente de que você pode – e, querendo, consegue – melhorar.

aumentar a autoestima

2º Passo para aumentar a autoestima

Foque nas suas qualidades – esqueça um pouco aquilo que te desagrada quando se olha no espelho

Ainda relacionado com o tópico anterior… É muito comum para pessoas que sofrem com problemas de autoestima (especialmente quando está relacionado com a aparência) não conseguir enxergar nada de bonito quando se olha no espelho. De repente a pessoa tem lindos olhos, mas ela foca tanto no nariz, do qual não gosta, que acaba esquecendo de outras partes tão lindas de si.

É um exercício dificil de ser feito, especialmente porque depois de muito tempo apenas aprendendo a destacar os nossos defeitos quando nos vemos, é quase impossível simplesmente se olhar no espelho e não pensar nos comentários desagradáveis que fazemos a nós mesmos no automático.  Porém, se você quer aumentar a autoestima, precisa parar de se depreciar e focar naquilo que você tem de melhor.

Além disso, é importante, para ter uma boa autoestima, que você abra mão das formas de beleza que você tem colocado em sua mente. Você pode não gostar da sua sobrancelha, mas porque você realmente não gosta dela? Vale lembrar que é possível que a gente admire outras belezas sem nos sentir mal conosco ao percebermos que somos diferentes. E, além do mais, ninguém é igual a ninguém, todo mundo tem suas particularidades – e é isso que nos torna especiais como seres humanos, certo?

Vale enfatizar ainda que tudo isso não é apenas com relação à sua imagem exterior, mas com tudo que você é. Fazer isso não significa que você deva ignorar que há coisas que você pode melhorar, mas sim, que você reconhece que, assim como todo mundo, você tem qualidades e defeitos.

aumentar a autoestima

3º Passo para aumentar a autoestima

Mude o que não pode aceitar – Aceite o que não pode mudar

Essa é uma daquelas frases feitas que a gente ouve e lê tanto que às vezes perde o sentido em nossa mente. Mas esforce-se para aplicar isso em sua vida, pois ela pode te ajudar muito a aumentar a autoestima. Há coisas em nós que precisamos mudar, que é necessário transformar para que possamos evoluir e sermos pessoas melhores. Essas são aquelas coisas que simplesmente nós não podemos e nem devemos aceitar em nós mesmos.

Aqui você pode pensar em todos os maus hábitos que você sabe que tem, naquilo que você pode fazer por si mesmo para se tornar alguém que você admira e gostaria de ter em sua vida, seja como amiga, namorada, filha, irmã, profissional… Pode ser um curso para aperfeiçoar suas habilidades, pode ser um cuidado de beleza para se sentir melhor no espelho, pode ser abandonar um vício ou qualquer outra coisa que irá contribuir para você ter uma boa autoestima.

E também há aquelas coisas que simplesmente não podemos mudar. Uma testa muito grande, um queixo protuberante, o som de sua voz… Há vezes que simplesmente encasquetamos com algo em nós mesmos – algo que não podemos mudar – e achamos que aquilo é o fim do mundo, quando não é! Simplesmente a aceitação nesses casos é a melhor forma e a mais fácil, por incrível que pareça. Você não pode mudar determinadas coisas em você – especialmente quando é para agradar outras pessoas -, então, passe a se amar com esses detalhes também. Eles fazem parte do quebra-cabeça que do qual você é composto.

aumentar a autoestima

4º Passo para aumentar a autoestima

Cuide bem de você mesma

Quando sofremos de baixa autoestima geralmente sentimos um desânimo muito grande em cuidar de nós. Você se olha no espelho, vê coisas que poderia melhorar, mas se sente tão mal consigo mesma que nem consegue simplesmente se levantar e fazer a mudança acontecer. Além disso, você acaba não valorizando sua própria vida e então entra em desleixo com seu corpo, mente, emoções e, assim, a sua saúde acaba sofrendo, o que, por consequência, se forma uma bola de neve, já que você passa a se sentir ainda pior.

Por isso que começar a cuidar de si mesma é tão importante para conseguir aumentar a autoestima. Valorize-se! Veja como sua vida é importante e o quanto você importa e merece ser cuidada por si mesma. Se você não se amar, cuidar de si e perceber que você vale a pena, dificilmente outras pessoas farão isso por ti.

aumentar a autoestima

5º Passo para aumentar a autoestima

Confie em si mesma

Quando você está de mal consigo mesma você passa a ouvir muito mais a opinião dos outros. E não que ouvir conselhos seja algo ruim, mas você passa a acreditar em tudo que te falam, sem ter um filtro. E, querendo ou não, em dados momentos da vida acabamos esbarrando com pessoas que são tóxicas e querem apenas colocar veneno em nós, se aproveitando de nossas inseguranças para infiltrar a nossa autoconfiança e amor próprio.

E, se você não confia em si mesma, isso pode acabar com você. Por isso é importante, se você quer realmente aumentar a autoestima, passar a se ouvir mais. Aprender, assim, a reter as críticas construtivas, e bloquear de sua vida aquelas pessoas que, lá no fundo, você sabe que apenas querem o seu mal, enchendo sua cabeça e o seu coração de comentários desagradáveis a respeito de você mesma.

 

Aumentar a autoestima não é algo que vai acontecer do dia para a noite. Você pode e tem o dever de ter esperança de que vai conseguir se amar mais, porém é necessário ter a consciência de que isso é um processo cheio de altos e baixos, você terá dias que se amará mais e mais e terá outros que não gostará tanto de si mesmo. FAZ PARTE! Apenas continue caminhando, aplicando esses passos em sua vida e seguindo em frente, o importante é não parar.

 

Alexia Macêdo
19 anos, 50% Cientista Social, apaixonada por livros, séries, música e tantas outras coisas. Atualmente, tenho um blog literário chamado 'Os Delírios Literários de Lex' e trabalho como redatora no Melhor Amiga.
http://http://osdeliriosliterarios.blogspot.com.br/

Similar Articles

Acima
%d blogueiros gostam disto: