Você está aqui
Home > Melhor Amiga > Como cultivar uma boa amizade e se entender depois de erros?

Como cultivar uma boa amizade e se entender depois de erros?

Uma amizade é um elo muito forte preservado durante anos, mas assim como os relacionamentos amorosos, elas podem cair na rotina e as coisas nem sempre permanecem tão boas, as relações se desgastam, as pessoas mudam e normalmente acontece um afastamento natural, mas existem muitos casos de amizade que acabam por brigas  e desentendimentos simples que resultam no fim de uma amizade. Você e sua melhor amiga brigaram e não sabe como voltar a conversar com ela? Relaxa, que aqui te damos algumas dicas de como reconquistar essa bela amizade aos poucos.

8 Passos para você recuperar uma amizade

Quem dera se existisse uma formula mágica para recuperar uma amizade, sempre que brigássemos com alguém, poderíamos usar, mas nada na vida é tão simples assim e voltar a conversar com aquela pessoa que você brigou pode não ser tão fácil quanto parece, os oito passos a seguir são indispensáveis se você pretende resgatar aquela amizade de anos.

1- Entender o motivo do afastamento 

O passo inicial para você entender o conflito na amizade de vocês é saber o que ocasionou o afastamento, uma briga séria ou apenas as situações cotidianas? Se for a primeira opção, talvez a reconciliação não seja imediata, caso contrário, repense o motivo de terem se afastado e como você se sente com isso, está com saudade da sua amiga ou ela não fez falta? Pense sobre isso.

2- Dar um tempo 
Não dizem que o tempo cura tudo? Se a amizade acabou por causa de briga, mantenha-se distante, continuar perto da pessoa fará com que a raiva aumente, dê um tempo para você e para a outra pessoa também, aproveite esse momento para pensar bastante e esqueça a briga, tenha em mente o que você quer para a amizade futuramente.

3- Converse com sua amiga

Não existe nada mais esclarecedor do que uma boa e longa conversa, convide sua amiga para sair ou vá até a casa dela, se ela permitir, é claro, aproveitem para conversar bastante, ouça e fale tudo aquilo que achar necessário, essa é a hora de vocês tentarem se entender, não chore ou faça drama fazendo com a outra pessoa se sinta culpada ou obrigada a conversar com você, seja sincera e vá de coração aberto. O ideal é que essa conversa seja pessoalmente, mas se você ainda não se sente preparada, então, recorra as redes sociais, vá se aproximando aos poucos para depois tentarem sair juntas novamente.

4- Aceitar as mudanças

Com o passar dos anos as pessoas mudam muito, conhecem outros amigos, mudam o visual, começam a praticar novas atividades, é um novo cenário e você precisa aceitar as mudanças na vida dessa pessoa e mudar a sua também, normalmente melhores amigas desde a infância tem dificuldade em se adequar a atual vida da amiga, mas tente se adaptar a esse novo estilo de vida dela, sem deixar de pensar na sua própria vida e planos. 

5- Não tente igualar o passado
Vocês saiam todo final de semana e se divertiam muito juntas mas com o tempo isso acabou? Pois é, isso é algo que deve ficar no passado, vocês podem viver novas experiências juntas e ainda integrar mais pessoas ao grupo de amizade de vocês, não tente reproduzir o que aconteceu no passado e tentar modificar uma pessoa ao que ela era antes, isso está associado diretamente com maturidade, cresça e viva o presente e deixe o passado guardado na memória com boas recordações dessa amizade.

6- Perdoe

Talvez você se sinta a mais atingida com a distância ou briga, mas saiba perdoar quando chegar a hora. Relembre os bons momentos que viveram juntas e lembre que não vale a pena guardar rancor, imagine se algo acontece com sua amiga, como você se sentiria? Não é para pensar a sua consciência, mas repense suas atitudes. Se a pessoa for atrás de você pedindo desculpas, perdoe, e se você sente ou sabe que foi a errada da história, vá até sua amiga e peça perdão, se ela não aceitar é sinal de que sua amizade não é tão importante assim ou que talvez ela ainda não está preparada para te perdoar,mas releve, você fez sua parte e acredite, se sentirá muito mais leve, se ela aceitar, ótimo, sigam em frente e viva essa amizade. A verdadeira amizade se prova no perdão.

7- A amizade provavelmente não voltará a ser a mesma

Mesmo voltando a conversar com sua amiga, esteja ciente que a amizade  não será a mesma coisa como antigamente, é triste isso, mas pode ser que depois bem gradativamente a amizade volte ao que era antes, mas a confiança será diferente e ainda pode ter um resquício de mágoa. O que resta é esperar que só com o tempo isso irá passar, seja paciente e aproveite novamente a companhia da sua amiga.

8- Se nada der certo, faça novos amigos

Não é querendo te desanimar, mas cada pessoa reage de uma maneira após uma briga, e se sua amiga não demonstra querer uma reconciliação e se a sua presença para ela não tem importância, afaste-se, muito se fala acerca do amor próprio e se enquadra muito bem aqui, se ame antes de amar tanto sua amiga e não ter reciprocidade na amizade. Saia, conheça outras pessoas e faça novos amigos, esteja perto de quem te valorize e quer estar ao seu lado.

Toda amizade tem suas discussões e desentimentos, mas quando a coisa fica mais séria é que é preciso entrar em ação, mas faça isso apenas quando estiver preparada e sentir que a outra pessoa também está interessada na reconciliação, certo?

Agora conte para nós: você perdoaria uma amiga que errou com você? Pediria perdão ou não? Aproveite e escreva também algo que você fez para recuperar uma amizade e que deu certo. Queremos muito saber!

Similar Articles

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Acima