Você está aqui
Home > Saúde > 10 dicas de alimentos que previnem a queda de cabelo!

10 dicas de alimentos que previnem a queda de cabelo!

queda de cabelo

Você é aquele tipo de mulher que encontra cabelo até em lugares inusitados na sua casa? Você acaba de pentear o cabelo ou lavá-lo e quando vê tem fios por todo lado? 

Isso pode acontecer tanto com homem quanto com mulher. E ocorre por causa da queda de cabelo que é algo que atinge muitas mulheres em todas as idades. Consequentemente, o seu cabelo e você não estão muito bem de saúde. 

Dessa maneira, muitos estudos afirmam que vários problemas se manifestam através do cabelo, podendo ser reflexo de algum trauma, alteração na alimentação, medicamentos, entre outras coisas.

Apesar disso, uma das melhores maneiras de prevenir a queda de cabelo é consumir alimentos que ajudam nesse processo. 

Se você ficou curiosa para conhecer quais são esses alimentos, continue lendo que vamos falar sobre eles para você.

Que tal conhecer os alimentos que podem ajudar a prevenir a queda de cabelo?

queda de cabelo

Os alimentos que podem trazer vários benefícios para a saúde e ainda ajudar a prevenir a queda dos fios são os seguintes:

1 – Espinafre

O espinafre contém ferro que ajuda na formação dos glóbulos vermelhos. E é rico em clorofila que junto com o ferro ajuda a equilibrar a oleosidade do cabelo e fortalece a raiz, ajudando no crescimento. Com isso, diminui a queda de cabelo e ajuda a dar brilho para os fios.

2 – Cenoura para a queda de cabelo

É rica em nutrientes como a betacaroteno e a vitamina A, tendo efeito antioxidante, combatendo os radicais livres. Além de ajudar na saúde dos fios e o surgimento de fios brancos.

3 – Salmão

O salmão possui ácido graxo, ômega 3 e selênio, que juntos combatem as inflamações, protegem o couro cabeludo e melhora a circulação da chegada de nutrientes até a raiz dos fios.

queda de cabelo

4 – Aveia

Contém silício que estrutura a queratina, a proteína que forma o cabelo. E também apresenta zinco e complexo B que ajuda no controle das mudanças hormonais. Que, consequentemente, podem levar à queda dos fios e ao aparecimento dos fios brancos antes do tempo.

5 – Laranja para a queda de cabelo

A laranja ajuda na queda de cabelo com o seu gomo branco que envolve ela, chamada de pectina, onde ficam as fibras que ajudam a eliminar do organismo as toxinas, evitando à caspa e a oleosidade.

6 – Soja

Ela é uma fonte de proteína que ajuda a prevenir a queda de cabelo através da biotina. E ainda deixa o cabelo mais saudável e forte.

7 – Morango

O morango auxilia na microcirculação sanguínea no couro cabeludo, devido a ter componentes como flavonoides e vitamina C, ajudando assim, no crescimento do cabelo.

8 – Castanha-do-pará

Ela possui zinco que evita a queda e deixa os fios com brilho natural. Com isso, o cabelo se desenvolve mais rapidamente e previne a queda.

9 – Agrião para a queda de cabelo

O agrião apresenta o MSM que é um mineral que auxilia na manutenção e na produção da queratina, também agindo como anti-inflamatório.

queda de cabelo

10 – Abacate

É rico em vitamina A, E e C, e possui complexo B12 e gorduras saudáveis. Tudo isso auxilia na prevenção da queda de cabelo.

Clique aqui e veja mais sobre uma dieta balanceada para evitar a queda de cabelo!

Dicas para fortalecer os fios no dia a dia! 

É claro, que se mudarmos a alimentação incluindo alimentos que ajudam a prevenir a queda dos fios, vai funcionar incrivelmente. Mas se juntarmos a mudança na alimentação com algumas atitudes que podemos adotar na rotina, então o resultado será de 100%.

Veja a seguir algumas dicas:

  • 1) Mantenha o cabelo sempre limpo. Pois, a queda de cabelo não tem nada a ver com a quantidade de vezes que lavamos ele. Isso pode afetar ainda mais a queda, devido ao couro do cabelo ficar sujo. Por isso, procure lavá-lo em dias alternados na água em temperatura de até 25 graus.
  • 2) Não prenda os fios molhados. Isso pode fazer com que junte fungos e caspas, além de enfraquecer a raiz, provocando assim a queda dos fios.
  • 3) Use uma escova adequada. Verifique qual a escova ideal para o seu cabelo, porque uma errada pode deixar os fios ainda mais quebradiços.
queda de cabelo
  • 4) Diminua o estresse. Muitas pessoas vivem estressadas devido ao seu dia a dia corrido e isso pode causar a queda de cabelo. Para melhorar, tente fazer exercícios físicos ou relaxe fazendo algo que você gosta.
  • 5) Faça exames periodicamente. Como a raiz do cabelo pode esconder algumas doenças, é importante sempre fazer os exames periodicamente, assim você saberá se tem alguma doença ou não que está causando essa queda.
  • 6) Tome cuidado com a ansiedade e depressão. Ambas também podem causar a queda de cabelo, juntamente com os medicamentos que são usados para o tratamento.
  • 7) Procure evitar o álcool e o fumo. Ambos podem causar a queda dos fios devido aos seus componentes tóxicos e inflamatórios, além do desgaste no organismo.
  • 8) Procure sempre se alimentar corretamente. Como vimos, a alimentação é essencial para evitar a queda de cabelo. Mantendo o foco naqueles alimentos que são ricos em nutrientes, vitaminas e proteínas para deixar o seu cabelo mais saudável.
  • 9) Use o secador e a chapinha de maneira correta. As duas podem causar ainda mais queda dos fios. Nesse quesito a chapinha pode ganhar devido a sua potência de calor ser maior. Procure usar sempre protetor térmico quando usá-los.
  • 10) Seque corretamente. Evite dormir com o cabelo molhado ou preso, porque isso pode causa fungos, além de poder causar muita queda dos fios durante a noite. Por isso, sempre seque bem o cabelo.

Que tal conhecer alguns nutrientes que fortalecem os fios?

queda de cabelo

Na hora de escolher os alimentos ideais para evitar a queda de cabelo, é bom que você saiba os nutrientes que eles são composto para saber das suas funcionalidades.

Veja a seguir:

  • Cálcio: a falta dele pode deixar os fios mais quebradiços. Por isso, invista no consumo de leite e seus derivados;
  • Ferro: ajuda no fortalecimento, e é encontrado em alimentos, como carne, feijão e espinafre, por exemplo;
  • Zinco: auxilia no crescimento e fortalecimento do cabelo, estimulando a multiplicação das células. E ainda ajuda a diminuir a oleosidade;
  • Magnésio: Ajuda na formação de proteínas que constituem os fios;
  • Vitamina C: Contribui para o bom funcionamento das células dos fios. Pode ser encontrada na laranja e acerola.
  • Potássio: Deixa os cabelos hidratados e com mais flexibilidade;
  • Proteínas: Estimulam o crescimento e o fortalecimento dos cabelos, encontradas nas carnes vermelhas, frango e peixe, por exemplo;
  • Vitamina E: Auxilia na formação de um novo cabelo;
  • Ômega 3 e 6: Eles também hidratam e dão força aos fios. Podem ser encontrados no salmão e no atum, por exemplo.

Consumindo alimentos ricos nesses nutrientes, você vai estar prevenindo várias doenças. Infelizmente algumas delas podem se manifestar de maneira despercebida. Mas verificando a queda de cabelo, pode ser diagnosticado antes e já começar o tratamento. 

Algumas doenças são:

  • Anemia;
  • Problemas intestinais;
  • Doenças renais;
  • Sífilis;
  • Micose;
  • Ovário policístico;
  • Tireoide;
  • Estresse.

Essas doenças podem ser prevenidas no começo quando percebido a queda de cabelo. Por isso, preste atenção a saúde do seu cabelo e sempre procure consumir os alimentos que possam evitar isso.

Sendo assim, não consuma muito açúcar, álcool, carboidrato encontrado em massas e pão branco, por exemplo.

Gostou do post? Que tal incluir esses alimentos nas suas refeições diárias? 

Deixe aqui embaixo o seu comentário!

Kátia Zamboni Moura
Meu nome é Kátia Zamboni Moura! Escrevo para vários blogs, e sou amante das artes e do artesanato, como a pintura e o amigurumi!
https://www.melhoramiga.com.br

Similar Articles

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Acima